ANCHYSES JOBIM LOPES   

Psicanalista do CBP-RJ

Mestre em Medicina pela UFRJ

Doutor em Filosofia pela UFRJ



CINEMA E PSICANÁLISE


















Arendt contra Freud: a banalidade do mal contra a radicalidade do mal

Arendt e a polêmica sobre o conceito de banalidade do mal. A genealogia desse conceito a partir de Sócrates e Sto. Agostinho. Freud e o conceito de pulsão de morte interpretado como radicalidade do mal. A genealogia desse conceito a partir dos atomistas gregos e do romantismo alemão. O romantismo alemão como fonte comum ao pensamento freudiano e ao nazismo. O amor de si como origem do mal radical segundo Kant. Amor de si e narcisismo.

Publicado em Estudos de Psicanálise, Publicação Anual do Círculo Brasileiro de Psicanálise, Belo Horizonte, nº 42, Belo Horizonte, dezembro 2014.














Gladiator de Ridley Scott — receita de imaginário para video game

Análise do filme Gladiator, de Ridley Scott, através da comparação entre o enredo do filme visto pelo público, com as cenas suprimidas pelo diretor e a história real do Império Romano. Alguns dados sobre os jogos de gladiadores apresentados no filme e como realmente eram. Interpretação psicanalítica das mudanças realizadas pelo diretor e roteiristas: supressão, cisão e negação. Aumento da duração das cenas de luta e violência intrínseca do funcionamento do imaginário. Alterações de conteúdo que exacerbariam as características do imaginário. Hipóteses sobre forma e conteúdo do imaginário, utilizadas para filmes e video games violentos. O problema clínico das dependências de internet e video games e sua possível relação com novos tipos de assassinato.

Publicado em Estudos de Psicanálise, Publicação Anual do Círculo Brasileiro de Psicanálise, Belo Horizonte, nº 41, Belo Horizonte, julho 2014.











L’AMARA VITA - LACAN, FELLINI E A COISA
As menções de Jacques Lacan em seu Seminário sobre La Dolce Vita do cineasta e poeta Federico Fellini.


Trabalho apresentado e publicado nos anais da XXVII Jornada do Fórum do Círculo Psicanalítico de Minas Gerais – Angústia e Laço Social

Belo Horizonte 2 a 3 de outubro de 2009