|
O Texto Literário: Metamorfoses e Viagens Têmporo-Espaciais
Como a leitura literária possibilita habitar novos mundos.
Publicado em: Leitura: Teoria e Prática - Revista da Associação de Leitura do Brasil / apoio Faculdade de Educação - UNICAMP, Campinas, n° 41, Setembro de 2003/Maio 2004.
|
|
Contribuições de uma Teoria da Leitura e de uma Nova Estética Para a Educação
A leitura além do acesso de novas informações, a leitura para que se reconheça o outro como um fim em si mesmo.
Publicado em: Leitura: Teoria e Prática - Revista da Associação de Leitura do Brasil / apoio Faculdade de Educação - UNICAMP, Campinas, nº 31, Julho 1998.
|
|
Novos Paradigmas: Hipercomplexidade e Autopoiese - Algumas Considerações Para a Defesa da Alfabetização, Leitura e Escrita
Leitura: necessária para a construção da riqueza bio-psico-social.
Publicado em: Leitura: Teoria e Prática - Revista da Associação de Leitura do Brasil / apoio Faculdade de Educação - UNICAMP, Campinas, n° 37, Junho de 2001 (também disponível através dos Anais do XII Congresso de Leitura do Brasil, CD-ROM, Campinas, Associação de Leitura do Brasil/UNICAMP, 2000)
|
|
Psicanálise, Poesia e Educação: a Imagem Furo e a Leitura Poética
Histórico do trabalho de promoção da leitura e da questão sobre ética e literatura
Publicado na revista Estudos de Psicanálise número 30, publicação anual do Círculo Brasileiro de Psicanálise, Salvador, julho 2007
Psychanalyse, Poésie et Education: Image Trou et Lecture Poétique
Historique du travail de promotion de la lecture et de la question de l´étique et de la littérature.
Publiée dans Estudos de Psicanalise 30, publication annuelle du Circulo Brasileiro de Psicanálise (Cercle Bresilien de Psychanalyse), Salvador, Juillet 2007.
|
|
O Lugar da Estética na Educação
- Perspectivas e Desafios –
O método fenomenológico-existencial e a contribuição da psicanálise para a construção de uma epistemologia da imagem artística.
Conferência apresentada no Concurso para Professor Titular de Filosofia da Educação, Faculdade de Educação, UFRJ, Fevereiro de 1998.
Parcialmente publicada em: Leitura: Teoria e Prática - Revista da Associação de Leitura do Brasil / apoio Faculdade de Educação - UNICAMP, Campinas, nº 31, Julho 1998.
|
|